O Fermi National Accelerator Laboratory, em Illinois, Estados Unidos, estreitou as buscas pelo bóson de Higgs, a chamada Partícula de Deus.
O laboratório utilizou dados de seu acelerador de partículas Tevatron para aumentar a sensibilidade das buscas.
Embora esta partícula ainda não tenha sido achada, os resultados anunciados hoje excluem sua massa de qualquer valor entre 158 e 175 GeV/c², com 95% de probabilidade.
O bóson de Higgs, chamado de Partícula de Deus, foi proposto por Peter Higgs, Robert Brout e François Englert há mais de 40 anos para explicar a origem das massas das partículas. Os cientistas sugeriram que todas as partículas existentes não possuíam massa logo após o big Bang. Conforme o Universo esfriou, um campo de força invisível, o “campo de Higgs”, se formou com seus respectivos bósons.
O campo permanece no cosmos e qualquer partícula que interaja com ele recebe uma massa através dos bósons. Quanto mais interagem, mais pesadas se tornam, enquanto aquelas partículas que não interagem permanecem sem massa. Apesar de explicar e se encaixar bem nas teorias vigentes do Universo, esta proposição tem um problema: ninguém nunca conseguiu observar os bósons de Higgs para confirmá-la.
A dificuldade é que não se sabe a massa do bóson de Higgs, o que o torna ainda mais difícil de identificar. Atualmente, os físicos buscam por ele vasculhando sistematicamente uma gama de massas dentro da qual ele deveria existir. As faixas ainda não exploradas podem ser analisadas por meio de grandes aceleradores de partículas, como o LHC, o Colisor de Hádrons do CERN, e o Tevatron.
Experimentos anteriores feito pelo CERN já havia excluído as buscas pelo Bóson de Higgs em massas menores do que 114 GeV/c² - também com 95% de probabilidade. Já alguns cálculos do efeito quântico estabelecem que o bóson de Higgs tenha massa menor que 185 GeV/c².
Todas essas previsões deixam um intervalo de massa consideravelmente menor para que os cientistas busquem pela partícula, e o Fermi já anunciou que fará mais colisões para tentar encontrar os bósons de Higgs nestas faixas restantes.
Retirado de:
• http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/acelerador-acha-pista-de-particula-de-deus-26072010-24.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário