quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nanotecnologia, digitais - técnica CSI ;P

O trabalho da equipe de CSI pode se tornar bem mais fácil daqui para frente. Pesquisadores australianos anunciaram o desenvolvimento de uma revolucionária técnica para obter impressões digitais de locais hoje impossíveis.

O avanço no campo da ciência forense pode ajudar a resolver inúmeros casos de décadas atrás, já que com ele é possível identificar as impressões de praticamente qualquer superfície.

As técnicas tradicionais de recolha de impressões digitais são projetadas para detectar o suor das glândulas endócrinas na pele, o que é deixado em determinadas superfícies. No entanto, essas técnicas nem sempre são capazes de levantar uma impressão utilizável.

O método desenvolvido recentemente, por sua vez, emprega nanotecnologia para detectar vestígios de aminoácidos presentes no suor que ficam em superfícies muito tempo depois de o resto da impressão ter desaparecido.

A nova técnica é tão promissora que os pesquisadores acreditam que um dia os agentes policiais serão capazes de obter amostras mesmo que muito tempo depois do contato ter acontecido e a partir de qualquer superfície – até mesmo da pele humana

Fonte: HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário